Dicas Grátis de Raciocínio Lógico para Concursos


Se você vai prestar um concurso público este ano, sabe que uma das coisas que mais caem nas provas é o raciocínio lógico para concursos, neste caso separamos aqui algumas dicas importantes em forma de aulas, para você aprender como estudar raciocínio lógico para concursos públicos.

Dicas Grátis de Raciocínio Lógico para Concursos

A aprovação, em um concurso público, não é um feito banal, muito longe disso. O candidato, para fazer parte do seleto grupo dos que, ainda candidatos, são “futuros servidores”– que estão prestes a serem aprovados – deve se preparar com determinação, método e conhecendo bem a banca que lhe aplicará a prova.
Raciocínio Lógico para Concursos
Uma das principais bancas − CESPE – tem um “jeitinho” todo especial de elaborar suas provas e o candidato deve se aproveitar dos tópicos recorrentes e explorar ao máximo os temas de maior predileção desta, muitas vezes temida, banca examinadora.
Os tópicos de Raciocínio Lógico que mais aparecem nos concursos públicos Brasil afora podem ser divididos em: Lógica de Estruturas, de Argumentação, de Associação, “Verdades e Mentiras”, Sequências Lógicas, Análise Combinatória e Probabilidade.
Fazendo uma análise dos últimos concursos realizados pelo Cespe, percebemos que Lógica de Estruturas e de Argumentação são os temas de maior apreço e que, salvo exceções, correspondem a mais da metade dos itens de Raciocínio Lógico de uma prova, o que pode ser determinante para a aprovação dentro das vagas.
Analisemos então os itens da prova do TCU, realizada em 11 de julho de 2009.
Para a análise de processos relativos à arrecadação e aplicação de recursos de certo órgão público, foram destacados os analistas Alberto, Bruno e Carlos. Sabe-se que Alberto recebeu a processos para análise, Bruno recebeu b processos e Carlos recebeu c processos, sendo que a × b × c = 30. Nessa situação, considere as proposições seguintes.
 
P: A quantidade de processos que cada analista recebeu é menor ou igual a 5;
Q: a + b + c = 10;
R: Um analista recebeu mais que 8 processos e os outros 2 receberam, juntos, um total de 4 processos;
S: Algum analista recebeu apenas 2 processos.
 
Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
 
91 P Q é sempre verdadeira.
92 Se R é verdadeira, então S é falsa.
93 A proposição ¬Q é equivalente à proposição seguinte: Pelo menos um analista recebeu apenas um processo.
 
As cidades Alfa e Beta estão com suas contas de obras sob análise. Sabe-se que algumas dessas obras são de responsabilidade mútua das duas cidades e que a quantidade total de obras cujas contas estão sob análise é 28. Por outro lado, somando-se a quantidade total de obras sob a responsabilidade da cidade Alfa com a quantidade total de obras sob a responsabilidade da cidade Beta — incluindo-se nessas quantidades as obras que estão sob responsabilidade mútua —, obtém-se um total de 37 obras.
 
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
 
94 É verdadeira a seguinte afirmação: A quantidade de obras de responsabilidade mútua cujas contas estão sob análise é superior a 10.
 
95 É falsa a seguinte proposição: Se a cidade Alfa tem 17 obras sob sua responsabilidade cujas contas estão sob análise, então a quantidade de obras de responsabilidade exclusiva da cidade Beta cujas contas estão sob análise é inferior a 12.
Dos cinco itens que nos cabe, quatro pertencem ao mundo da Lógica de Estruturas e de Argumentação, fugindo desta linha apenas o item 94.
Como disse o pai do Raciocínio Lógico, Aristóteles, “somos o que repetidamente fazemos. A excelência não é um fato, mas sim um hábito”, sendo assim, em nossos estudos devemos fazer e refazer problemas para atingir um bom nível de preparo e atingir a tão sonhada vaga. Fica melhor e facilita um pouco quando conhecemos a banca, sabendo os temas que mais aparecem podemos direcionar melhor nossos estudos.

Loading...
Related Video Search

Para mais informações curta nossa página:
 google plus


Comments

  1. By pedro

    Responder

  2. By Paulo

    Responder

  3. By Natalia

    Responder

  4. Responder

  5. By Cássia Oliveira

    Responder

  6. By elisangela

    Responder

  7. By Elaine

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>